CONSÓRCIO PÚBLICO INTERFEDERATIVO DE SAÚDE DA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA - PORTAL DO SERTÃO

Parceria entre IPM Brasil e UPB é repetida na XVI Marcha à Brasília

 16/05/2011 | OUTROS

A Bahia participou com atuação recorde na XIV Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que aconteceu de 10 a 12 de maio. E a parceria entre IPM Brasil e a UPB, que vem desde o Encontro de Orientação do TCM-BA com os Gestores Municipais realizado em abril, mostrou-se mais uma vez sólida e produtiva. Através do IPM Brasil foi montado um stand no evento, o que possibilitou receber, com mais comodidade e conforto, os 220 prefeitos baianos que compareceram à capital do país para buscar melhorias para os municípios.

 

Após três dias de atividade, Rubens Rodrigues, presidente do IPM Brasil, considera positiva a atuação da Bahia. "O IPM Brasil esteve pela primeira vez no evento e pudemos perceber a força que os prefeitos têm e o quanto é importante que os gestores baianos permaneçam unidos em suas reivindicações. Esperamos estar juntos com a UPB nos demais eventos da política baiana e nacional.

 

O presidente da UPB, Luiz Caetano, também avaliou de forma positiva a participação do estado:  "É em Brasília, em contato com o governo federal, que somos capazes de buscar conquistas que podem melhorar a vida de muitos brasileiros e fortalecer o municipalismo", afirma. Entre as conquistas ele ressalta a simplificação dos ritos de contrato entre a Caixa Econômica Federal e as prefeituras; a liberação de R$ 10 bilhões para a Saúde; a abertura do PAC Saneamento para os municípios com menos de 50 mil habitantes e o apoio financeiro à reforma das unidades básicas de saúde, entre outras ações.

 

A Marcha contou, este ano, com mais de 4 mil dos 5.564 municípios brasileiros, além da presença da presidenta Dilma Rousseff, dos ministros do Planejamento, Cidades, Saúde, Relações Institucionais e Desenvolvimento Social, senadores, deputados, vereadores, representantes das entidades municipalistas e outras autoridades. De acordo com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, "foi um momento histórico". Ziulkoski falou no encerramento agradecendo a presença de todos os gestores no evento. "Tivemos 70% a mais de participantes nesta edição", anunciou.

 

Crédito da Foto: Lourival Custódio Filho- Ascom UPB